terça-feira, 14 de abril de 2015

A temida Histerrossalpingografia

Em meio aos exames mais complexos que tive que fazer, em virtude do quadro de dor e mal estar em que eu me encontrava, fui fazendo os demais exames típicos da FIV, quais sejam, a histerossalpingografia, histeroscopia e mapeamento para endometriose.
O primeiro deles que fiz, e o que mais me assustou, pelas inúmeras coisas HORROROSAS que eu já tinha lido a respeito aqui na net, foi a tal histeriossalpingografia (vamos combinar que até o nome já assusta, de cara!).
Como sou asmática, o preparo do exame foi ainda mais completo, com direito a antialérgico e tudo mais. Remédios para cólica e dor 24 horas antes do procedimento e laxante (dois comprimidos de lactopurga - ecaaaaaaa!), também fizeram parte do preparo.
Depois da minha noite de rainha (não saí mesmo do banheiro), a ansiedade era total (e o medo também). Afinal, ter um cateter enfiado nas trompas para condução de contraste e tudo isso a seco - nada de anestésico -, assustava mesmo.
Chegada a hora, Marido foi vetado de entrar na sala do exame. Mais pânico.
E foi tudo tão rápido, o médico era tão bacana, foi explicando o passo a passo do exame, e num piscar de olhos tudo tinha terminado.
Sim! Sofri muito mais de véspera. Podem acreditar.
Não sei se o fato de minhas trompas estarem normais, tornou o exame menos doloroso. Fato é que a dor existe, mas é suportável e rápida.
Mais uma etapa superada e passamos para o próximo exame.



3 comentários:

  1. Eu quase morri de dor neste exame! Nunca senti tanta dor em toda a minha vida! A dor foi tamanha, que comecei a perder as forças e mal conseguia falar com o médico! Pedi várias vezes para ele parar, mas ele disse que iria terminar (foi um grosso!). Meu útero estava fechado demais (foi o que ele disse) e não passava o cateter...ele trocou 3 tipos de cateteres diferentes, para conseguir que um passasse pelo útero e, pra piorar, ele teve de "pinçar o útero", que é um procedimento bem mais invasivo e extremamente doloroso. Comecei a passar muito mal e tive um princípio de desmaio. Quando levantei-me, estava escorrendo sangue nas minhas pernas, no roupão e até na maca...Foi horrível! Tive de tomar antibiótico por vários dias, para não causar uma infecção. Li relatos como os teus, de mulheres que não sentiram quase nada, mas eu fui premiada, porque foi a dor mais terrível que eu já senti!

    ResponderExcluir
  2. Agora terei de fazer a tal da Histeroscopia....será que dói assim também? Alguém já fez? Estou tremendo de medo, só de pensar na dor! Fiquei traumatizada!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que não foi tão horrível! :)

    Huuu um a menos! que venha os próximos exames!

    beijos

    ResponderExcluir